Content

Saúde

4 Motivos para Consumir Própolis diariamente

Saiba os benefícios desta substância e entenda como consumir

Postado: 23, Abril 2020

O própolis é constituído de pólen, cera e resina vegetais. É fabricado pelas abelhas, para proteger as colmeias de fungos, insetos e bactérias. Utilizamos o própolis como extrato, pois atua de forma semelhante em nosso corpo, agindo no sistema imunológico como anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano, antifúngico, cicatrizante e melhorando o nossas defesas. O extrato de própolis é rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas e flavonoides, tornando-se um antibiótico natural para nosso corpo.

“O própolis é um dos melhores, se não o melhor, alimentos imunomoduladores. Também tem ação antifúngica e antibactericida. Ele ajuda a evitar e tratar dermatites, urticárias e fungos, nas unhas ou na pele, como o suor com odor muito forte (fungo). Em todos esses casos ele ajuda bastante”, explica Mariana Regadas, nutricionista funcional e esportiva.

1. Fortalece a nossa imunidade

O imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo, estudou a participação do própolis em nosso sistema imunológico. “Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios”, explica.

 

2. Benéfico contra amidalites

A amidalite (infecções das vias aéreas superiores), normalmente são provocadas por bactérias conhecidas como gram-positivas. “...o própolis tem uma atividade antibacteriana mais pronunciada em micro-organismos desse tipo”, conforme diz a médica Norma Leite, da Associação Brasileira de Nutrologia. “Ela inclusive amplificaria a resposta dos antibióticos”, acrescenta.

3. Proteção Bucal

O própolis possui os chamados compostos fenólicos, que atuam ajudando a evitar a proliferação de bactérias em nossa boca. “Eles contribuem para a integridade do esmalte dentário e ajudam a prevenir cáries e a doença periodontal“, afirma Rosalen, que se dedica a pesquisas nessa área.Inclusive, existem empresas que agregaram o própolis em seus cremes dentais.

4. Acaba com a acne

Além do aroma agradável, o própolis pode liberar na pele substâncias de ação antibacteriana. Daí por que especialistas chegam a recomendar sabonete de própolis para pessoas que sofrem com a acne.

Dev

SouzaOliveira Publicidade

Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando