Content

Saúde

Ácido Hialurônico e as Articulações

Saiba os benefícios e por que utilizar o Ácido Hialurônico como suplemento

Postado: 15, Janeiro 2020

Podemos dizer que a vida em nosso planeta não existiria sem o atrito. Aqui nada se movimenta sem gerar algum atrito com outro elemento, por menor que seja. Existe o atrito entre os pneus dos veículos e estrada, o que evita os mesmos andem sem controle. O atrito entre os dedos e as cordas de uma harpa, geram melodias sublimes. Até mesmo o ar em forma de vento, e a água corrente produzem atrito no que tocam, desgastando até mesmo as rochas mais duras.

O atrito é um fenômeno necessário e muitas vezes desejável dentro da nossa existência. Mas infelizmente a mãe Natureza não achou uma maneira de fornecer cartilagens eternas, para evitar que o atrito causado em nossos movimentos não resultem em dor como da osteoartrite (a forma mais comum de artrite).

Não é por culpa dela que nossa estimativa de vida aumentou consideravelmente no último século e ainda não inventamos algumas peças de reposição para zerar a vida útil das nossas articulações..

Fricção. . . Joelhos. . . Má combinação

Quem pensa em problemas articulares, imagina qual articulação? Isso mesmo - o joelho. Considerando que eles são as mais complexas de todas as nossas articulações e sofrem muito, mesmo durante as atividades diárias comuns, como caminhar, não surpreende que sejam o marco zero para lesões e doenças articulares degenerativas. Meu Deus, a dor causada pela deterioração dos joelhos!

Não são apenas joelhos, no entanto. As mãos e os quadris são comumente afetados, bem como a coluna, que é a mais importante. Quase todas as articulações podem sofrer até certo ponto, mas nossos pés, curiosamente, não são muito suscetíveis. 

Apesar do enorme esforço, a indústria farmacêutica tem tido grande êxito em fazer qualquer coisa para quem sofre de osteoartrite, exceto para aliviar seus sintomas em vários graus, principalmente com AINEs (medicamentos anti-inflamatórios não esteróides), como aspirina, acetaminofeno, ibuprofeno e naproxeno. Um grande benefício, é claro, mas empalidece em comparação com a perspectiva de curar a doença, ou pelo menos retardar seu progresso.

Ácido hialurônico banha e lubrifica nossas articulações

O ácido hialurônico, o maior de todos os glicosaminoglicanos. Este polímero, encontrado em todos os animais, atua como agente de ligação e lubrificação e amortecedor em todo o corpo. É encontrado em abundância na pele (e é um ingrediente comum em produtos para cuidados com a pele) e nos tecidos conjuntivos.

O ácido hialurônico também é um componente importante da cartilagem articular e é a principal substância do líquido sinovial, que banha e lubrifica todas as articulações sinoviais (móveis), na qual as superfícies ósseas opostas são cobertas com uma camada de cartilagem dentro de uma cavidade revestida por membrana que é preenchida com fluido sinovial e é reforçada por uma cápsula e ligamentos fibrosos. Juntas, a cartilagem articular e o líquido sinovial atuam como uma almofada de absorção de choque, mantendo as extremidades dos ossos a uma distância segura uma da outra. (Veja a barra lateral para saber como isso funciona.)

Ácido hialurônico oral para osteoartrite?

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem - especialmente em uma articulação de sustentação de peso - se deteriora com a idade e o desgaste da atividade física. À medida que a cartilagem se torna macia, desgastada e diluída, suas propriedades semelhantes ao Teflon diminuem e as forças de atrito se acumulam, agravando a condição. Eventualmente, há contato osso sobre osso, atrito real - e muita dor.

O ácido hialurônico (HA) pode ajudar a aliviar essa condição? Para alguns pesquisadores sim - e não apenas por injeção nos joelhos (uma terapia chamada viscossuplementação, que está em uso desde o início dos anos 90).

Nos últimos cinco anos, a ingestão oral de AH foi estudada em animais e humanos, com resultados promissores (neste estudo os animais, não estavam limitados aos ratos também incluíam cães e até cavalos de corrida, nos quais a claudicação pode significar a perda de muito dinheiro).

Conheça o Luron Artic o suplemento à base de ácido hialurônico da Katiguá.

Dev

SouzaOliveira Publicidade

Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando