Content

Cuidados com a Pele

O que é a acne da mulher adulta?

Apesar de atingir, em sua maioria, os adolescentes, a acne pode surgir na vida adulta – e é mais comum do que se imagina.

Postado: 27, Novembro 2019

Quando se fala em acne, a primeira imagem que vem à cabeça é o rosto de um adolescente, não é mesmo? No entanto, esse também é um problema que afeta os mais velhos, principalmente do sexo feminino. É a chamada acne da mulher adulta, que atinge cerca de 16 milhões de brasileiras.

 

A doença e suas causas

Toda espinha resulta de uma inflamação nas glândulas sebáceas (pequenas fábricas do óleo que lubrifica a pele). Se essas glândulas produzem muita gordura, bactérias da espécie Propionibacterium acnes são atraídas e passam se alimentar dela. Pois é do confronto entre esses micro-organismos e nossas células de defesa, que surge a inflamação.

 

A acne da mulher adulta pode ter ligação com problemas endocrinológicos, genéticos ou até mesmo hormonais, além disso a piora da saúde da pele feminina vem sendo impulsionada por alguns fatores como estresse, poucas horas de sono, alimentação ruim, exposição excessiva ao sol, medicamentos e cosméticos inapropriados. 

 

Como identificar e evitar os sintomas?

Nos adultos, a acne costuma aparecer na zona U, composta pelo queixo, mandíbula e pescoço. Além disso, tendem a ser vermelhas e causam dor.

Para controlar a acne, que é uma doença crônica, você deve primeiro consultar um profissional da saúde que auxilie na identificação da causa e, em paralelo ao tratamento indicado pelo médico, pode seguir algumas dicas para manter a pele mais saudável e menos oleosa:

1- Evite tocar o rosto para não transferir as bactérias da mão;

2- Lave o rosto duas vezes ao dia, principalmente após atividades físicas, evitando o acumulo suor e de impurezas do ar;

3- Não esprema ou cutuque espinhas e cravos, isso espalha a sujeira e aumenta a oleosidade;

4- Depois de lavar o rosto, faça uso de um bom hidratante indicado para peles oleosas. Uma pele ressecada produz mais sebo e acaba sofrendo o efeito rebote;

5- Beba bastante água e baseie sua alimentação em cereais, frutas, verduras, legumes, castanhas e peixes. Evite industrializados!;

6- Não exagere na bebida alcoólica e na cafeína, para não desidratar a pele ou aumentar a produção de cortisol;

7- Pratique exercícios regularmente para diminuir o estresse e manter o bom funcionamento do organismo;

8- Tenha uma boa noite de sono;

9- Antes de dormir, hidrate o rosto com um pouco de óleo de coco Katiguá, parece estranho, mas funciona! O óleo de coco é rico em vitamina E e possui efeito antibacteriano. Portanto, ajuda a regular o funcionamento das glândulas sebáceas, além de deixá-las mais ativas. Lembre-se de lavar bem o rosto antes e também no dia seguinte.

10- Se a causa da acne for hormonal, consumir óleo de prímula também auxilia no combate as inflamações. Você pode consumir este produto em receitas, substituindo o azeite ou até mesmo em cápsulas para uma ingestão mais prática.

Dev

SouzaOliveira Publicidade

Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando