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Saúde

Quais Exercícios são indicados na terceira idade?

Neste tópico abordaremos as atividades físicas indicadas para a terceira idade, salientando que é extremamente importante consultar seu médico antes de iniciar qualquer prática.

Postado: 30, Setembro 2019

Quando entramos na terceira idade, priorizamos ainda mais a qualidade de vida. As escolhas do nosso dia a dia, geralmente são pautadas em ações que visam o bem estar do nosso corpo e da nossa mente. Atividades físicas, exercícios mentais e alimentação ganham ainda mais destaque, pois são essenciais para a manutenção da nossa saúde e possibilitam uma vida mais ativa.

Neste tópico abordaremos as atividades físicas indicadas para a terceira idade, salientando que é extremamente importante consultar seu médico antes de iniciar qualquer prática.

1. Caminhada

Para te convencer de vez que vale muito a pena colocar a caminhada na sua rotina, aqui vai 7 benefícios desse hábito: 

1) Previne a osteoporose. 

2) Diminui os níveis de ansiedade e estresse.

3) Ajuda na realização das dietas e perda de peso.

4) Deixa os músculos mais fortes.

5) Ajuda no combate da diabetes.

6) Promove o convívio social. 

7) Aumenta a imunidade do corpo. 

2. Natação

A natação ajuda a aliviar dores da artrite, prevenir a perda óssea e diminuir o risco de doenças como diabetes e hipertensão. Como não é um esporte de impacto, auxilia a prevenir dores nas articulações. 

1) Melhora a postura

2) Melhora a capacidade aeróbica

3) Promove a circulação

4) Promove a flexibilidade muscular

5) Ajuda na recuperação de lesões

6) Diminui o stress

7) Melhora a saúde do coração. 

3. Bicicleta

Andar de bicicleta é indicado para pessoas da terceira idade, pois pedalar trabalha principalmente as regiões dos joelhos, tornozelo, costas, quadril pernas e abdómen.

Auxilia no emagrecimento e tonificação do corpo

Melhora a resistência muscular

Aumenta a capacidade respiratória

Tem baixo impacto em suas articulações

Reduz o colesterol

Controla a glicemia no sangue

Regula a pressão arterial.

Melhora a circulação sanguínea

4. Alongamento

Alongamentos são exercícios que trabalham a flexibilidade e circulação do nosso corpo, por isso eles ajudam a ter mais disposição para realizar tarefas do cotidiano e ter um dia a dia com mais qualidade de vida.

Trabalham a nossa postura.

Aumentam a flexibilidade

Ajudam na amplitude dos movimentos

Promovem sensação de relaxamento

Ativam a circulação sanguínea

5. Hidroginástica

A hidroginástica é uma das principais atividades indicadas para a terceira idade, ela promove a execução dos movimentos, porém sem impactos, o que dificulta lesões e estimula a circulação e o fôlego.

Estimula a perda de peso.

Proporciona a melhora da circulação sanguínea

Melhora a capacidade respiratória

Fortalece os músculos

Fortalece os ossos

Melhora a flexibilidade

Aumenta a coordenação motora

6. Yoga

A Yoga trabalha variações de exercícios físicos que favorecem o alongamento, flexibilidade e equilíbrio com exercícios que melhoram a força física, além de ajudar a alongar e tonificar os músculos e relaxar as articulações..

Controle de Stress e ansiedade.

Condicionamento muscular

Auxilia no controle de peso

Alivia Dores Corporais

Melhora a pressão e ajuda os batimentos cardíacos

Melhora o sono

Aumenta libido e prazer

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