Content

Saúde

AFINAL, COMO QUE FUNCIONA A IMUNIDADE?

Informações importantes sobre o seu sistema imunológico.

Postado: 20, Setembro 2019

O SISTEMA IMUNOLÓGICO:

O sistema imunológico humano, abrange vários elementos de defesa do nosso corpo, contra ameaças externas e internas. Estes agentes atuam com o objetivo defender o corpo contra doenças, bactérias, vírus, micróbios entre outros.

Este sistema serve como uma barreira, que protege nosso organismo de seres indesejáveis, que tentam invadir nosso organismo. Representa nossa barreira de defesa natural.


 



COMO O ORGANISMO SE DEFENDE?

Esta defesa é chamada de resposta imune. Existem dois tipos de respostas:

A imunidade inata ou natural -  é o tipo de imunidade que o corpo já possui desde o nascimento, engloba barreiras físicas, químicas e biológicas.



 

BarreiraAção no organismo
PeleRepresenta a primeira e maior barreira do corpo contra fatores patogênicos.
CíliosPossui função de impedir a entrada de partículas pequenas e pequenos insetos.
LágrimaCom as funções de limpeza, lubrificação, a lágrima também atua na proteção dos nossos olhos, impedindo infecções.
MucoImpede a entrada de microorganismos em nosso sistema ocular, respiratório e auditivo.
PlaquetasResponsáveis pela ação de coagulação do sangue, geralmente acontece a partir de uma lesão em nossa pele. Consiste na construção de uma rede de fios, construída para impedir a passagem das hemácias e manter a o sangue dentro do ferimento.
SalivaAlém de manter a lubrificação da nossa boca e ajudar na proteção contra vírus que podem invadir os órgãos do sistema respiratório e digestivo.
Suco gástricoAlém de possibilitar o processo de digestão de alimentos, devido sua acidez elevada, impede a proliferação de microrganismos.
SuorContém ácidos graxos que auxiliam na defesa da pele impedindo a entrada de fungos em nosso organismo.

Imunidade adquirida, adaptativa ou específica

É chamada de imunidade adaptativa as defesas que são adquiridas ao longo da vida, como anticorpos e vacinas.

Basicamente é constituída por situações que obrigam o sistema imunológico a trabalhar, seja por doenças ou vacinas, que fazem as defesas do nosso corpo evoluírem. 

Existem dois tipos de imunidade adquirida:

Imunidade humoral: depende do reconhecimento dos antígenos, através dos linfócitos B.

Imunidade celular: mecanismo de defesa mediado por células, através dos linfócitos T.

Baixa Imunidade

Dizemos que estamos com a imunidade baixa, quando este complexo sistema não está conseguindo manter certas doenças afastadas. As doenças que costumam atacar quando nosso sistema imunológico não está funcionando direito são: amigdalites ou estomatites, candidíase, infecções na pele, otites, herpes, aftas, gripes e resfriados.

A principal medida que devemos adotar para manter nossa imunidade em dia é se alimentar adequadamente. Existem frutas / ingredientes que ajudam a equilibrar nosso sistema imunológico, como a maçã, acerola, limão, laranja e kiwi, que são frutas cítricas e ricas em vitamina C. A ingestão de ômega 3 também é um ótimo aliado para o sistema imunológico.

A Katiguá lançou o Imuno Power exatamente para ajudar a oferecer uma suplementação saudável ao seu sistema imunológico. Sua fórmula foi criada com as principais vitaminas e minerais para ajudar na saúde da sua imunidade.

Clique aqui e conheça!

Procurando Ômega 3? Conheça os produtos Katiguá.

Mas atenção, lembramos que para ter sua imunidade em dia, é extremamente importante, praticar exercícios, beber água e tomar sol diariamente.



 

Dev

SouzaOliveira Publicidade

Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando