Content

Dieta

Quais os benefícios comprovados do chá de hibisco?

No que esta bebida pode beneficiar a sua saúde, quais as contraindicações e qual a melhor maneira de consumí-lo?

Postado: 09, Setembro 2019

O chá de hibiscus ou hibisco é uma bebida muito utilizada atualmente por pessoas que querem emagrecer, mas quais são as outras indicações e contra indicações, qual a quantidade correta de consumi-lo?

Benefícios comprovados do hibiscus para a nossa saúde:

1. Auxilia a perda de peso - o hibisco possui uma alta quantidade de substâncias antioxidantes, como flavonoides e antocianinas, que auxiliam a perda de peso através da redução da criação de células de gordura pelo organismo. Graças a isso podemos dizer que o hibisco contribui para a redução da gordura acumulada na cintura e abdômen.

2. Diminui a pressão arterial - a pressão alta é uma das principais causas de AVC. Os vasos sanguíneos quando contraídos aumentam a pressão do sangue e consequentemente podem ser a causa do AVC (Acidente Vascular Cerebral). A boa notícia é que já existem estudos que comprovam a eficácia do hibisco para diminuir a pressão arterial. Isso graças a alta quantidade de antocianinas, além de ácidos orgânicos, vitaminas e minerais presentes nesse ingrediente, que atuam no estresse oxidativo das células diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

3. Controle do Colesterol - uma pesquisa realizada pelo Journal of Traditional and Complementary Medicine mostra que em um estudo realizado com 60 pessoas portadoras de diabetes ou síndrome metabólica, o hibisco reduziu as taxas do colesterol ruim e aumentou as taxas do HDL (bom colesterol).

4. Fígado mais saudável - Uma pesquisa realizada pelo The Journal of Functional Foods, mostra que o consumo do extrato da planta por 12 semanas beneficiou a saúde do fígado, pois aumentou a quantidade de enzimas desintoxicantes além de diminuir os danos do órgão.

5. Elimina mais líquidos - o hibisco é rico em quercetina, uma substância que favorece o aumento da produção de urina pelo nosso organismo, o consumo favorece também a eliminação de toxinas.

Benefícios estudados do hibiscus para a nossa saúde:

A ciência ainda está estudando os benefícios do chá do hibisco para a nossa saúde, entre estes estudos, encontramos:

Combate o envelhecimento precoce: Estudos realizados na Índia, em camundongos, comprovaram que os antioxidantes presentes no hibisco reduziram em 92% a atuação de radicais livres, estudos em humanos estão sendo realizados.

Afasta o Câncer: uma pesquisa realizada pela Nutrition Cancer demonstrou que o extrato de hibisco prejudicou o crescimento celular cancerígeno em câncer de boca, estomago e de mieloma múltiplo (câncer raro de sangue). 

Riscos do consumo e contraindicações

O consumo do chá de hibisco não deve ser feito sem a orientação profissional em casos de pessoas que realizam Terapia de Reposição Hormonal, gestantes, lactantes ou mulheres tomam pílulas anticoncepcionais, pois ele reduz os níveis de estrogênio no corpo. Para uma melhor qualidade de sono, o consumo de noite também não é recomendado. Por causar eliminação contínua de potássio, seu uso também não é recomendado por pessoas que possuem doenças cardíacas graves.O consumo de chá de hibisco pode interferir na eficácia de alguns medicamentos, como anti-hipertensivos e paracetamol.

Sugestão de Consumo

A quantidade diária de consumo recomendada por especialistas é de 400 ml, separados em 2 copos de 200 ml, pela manhã e no início da tarde.

 

Dev

SouzaOliveira Publicidade

Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando