Content

Saúde

Benefícios Científicos do Chá Verde

Veja tudo o que já sabemos sobre a bebida.

Postado: 05, Setembro 2019

O chá verde, também conhecido como chá da índia, possui a fama de emagrecedor. Porém existe muitas outras propriedades provenientes deste chá, falaremos disso agora.

O que é o chá verde?

O chá verde é produzido a partir das folhas e brotos de uma planta conhecida como Camellia sinensis, original do nordeste da Índia e sul da China.

Uma bebida que possui altas quantidades de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2. nutrientes benéficos para o bom funcionamento do nosso organismo.

Pra que ele serve?

Hoje o chá verde possui uma série de estudos científicos que comprovam seus benefícios:

1. Possui ingredientes que fazem bem para a saúde - O chá verde contém antioxidantes que ajudam a minimizar a ação nociva de toxinas provenientes da alimentação, tabagismo, poluição e sol, prevenindo assim não somente o envelhecimento precoce como também uma série de doenças.

2. Estimula a queima de gordura - o chá verde estimula nosso metabolismo, que resulta na queima de gordura em nosso corpo.  Ele estimula a oxidação de gordura através da inibição da catecol, além disso há evidências de que a cafeína e a EGCG atuam em conjunto, uma vez que a cafeína parece potencializar o efeito termogênico causado pela EGCG.

3. Ajuda a controlar o peso - Em um estudo publicado no Obesity, pesquisadores analisaram os efeitos do chá verde sobre a saúde. Em 12 semanas, o grupo que consumiu chá verde obteve uma perda significativa no peso, gordura corporal e circunferência abdominal. Isso pode ser explicado através da ação termogênica da Camellia sinensis, que aumenta a utilização das reservas de gordura e inibe a absorção dos ácidos graxos.

4. Previne a diabetes - Existem trabalhos científicos que mostram que o chá verde pode auxiliar na diabetes pois aumenta a sensibilidade das células à insulina, e reduz as taxas de açúcar na circulação.

5. Auxilia a prevenir doenças cardiovasculares - O chá verde reduz o colesterol “ruim” (LDL) e eleva o tipo de colesterol que protege as artérias (HDL). Um estudo demonstrou que homens que consumiram chá verde apresentavam uma taxa menor de colesterol total. 

6. Melhora a função cerebral - Um estudo suíço publicado em 2014 conclui que o chá verde melhora a conexão entre os lobos frontal e parietal durante o processamento da memória. Além disso seu consumo pode reduzir o risco de complicações cognitivas, como a demência.

7. Ajuda na prevenção do câncer - Pesquisadores relataram que os antioxidantes dos vegetais podem inibir a multiplicação desordenada das células, ou seja, a causa do câncer. Em países onde o consumo de chá verde é elevado, como Japão e China, o índice de câncer costuma ser bem menor.

8. Pode evitar doenças como o Parkinson e o Alzheimer - as catequinas presentes no chá verde possuem efeito neuroprotetor, atuam prevenindo o declínio cognitivo gerado pelo envelhecimento natural das estruturas cerebrais.

Dev

SouzaOliveira Publicidade

Seu Pedido
0

Você não tem itens
no seu pedido

Continuar Comprando