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Saúde

10 atitudes para ficar de bem com a vida

Com pequenas atitudes você pode melhorar a sua qualidade de vida

Postado: 22, Agosto 2019

De acordo com estudos realizados, pessoas que conseguem manter o bom humor em situações adversas e não se rendem ao estresse do dia a dia, conseguem ter mais êxito em sua vida pessoal e profissional. A forma de lidar com o cotidiano reflete no trabalho, vida social e pessoal e até na qualidade do sono, por exemplo.

Os adeptos de um estilo de vida mais leve têm plena consciência de que não podem controlar tudo o que os cerca, evitando assim desgastes desnecessários. Focam suas energias em atividades que lhes proporcionam prazer, como sair com amigos, viajar de férias, dar risadas, se aconchegar em uma cama confortável, reservar um tempo para si e comer coisas gostosas sem culpa, fazendo escolhas mais saudáveis, por exemplo.

Esta pesquisa dividiu os indivíduos em 2 grupos, pessoas consideradas felizes e pessoas consideradas infelizes. Apesar dos dois grupos aproveitarem algumas atividades em comum, relacionadas à vida social, entretenimento e alimentação, a intensidade do prazer experimentado em cada uma destas situações difere entre as pessoas felizes e os infelizes.

Entre os felizes, 73% dos entrevistados revelaram sentir prazer ao abraçar amigos e familiares; no grupo de pessoas infelizes, essa porcentagem cai para 62% . O mesmo vale para o planejamento das férias: enquanto 72% dos das pessoas felizes apreciam essa ideia, entre o outro grupo a média cai para 63%.

Que tal começar a viver melhor? Veja abaixo algumas atitudes que podem te deixar no grupo dos felizes:

1 - Pratique a caridade

Pode parecer mentira, mas fazer o bem ao outro, faz muito bem para nós. Ajudar uma pessoa que está passando por dificuldades, ou apenas auxiliar alguém momentaneamente, como a atravessar a rua, carregar as compras ou somente dar uma carona, é uma atitude extremamente recompensadora para nós. Além disso, independente da sua crença ou religião, diz a lenda que quando ajudamos o próximo, o mundo nos devolve em dobro. 

2 - Se Valorize

Ajudar os outros não significa que você precisa se colocar sempre em último plano. Praticar o autocuidado também faz bem para o coração e pode garantir mais leveza ao dia a dia. Parece complicado, falando assim, mas, na verdade, é muito mais simples do que a gente imagina. Para começar, basta reservar um tempinho do dia para você mesmo. Escolha durante este período, atividades que te deixam feliz, podem ser coisas simples, como cozinhar o seu prato favorito, ler algumas páginas de um livro interessante, tomar um banho caprichado com uma playlist animada, ver um filme divertido no cinema ou simplesmente dar uma volta por conta própria, só para se distrair. Lembre-se que passar um tempo consigo mesmo é algo precioso, hábito que merece ser praticado sempre. Assim, você aprende a se valorizar, que é realmente capaz de deixar a vida mais leve.

2 - Alimente-se melhor

Para muitos, a alimentação é uma verdadeira fonte de prazer, outros não dão importância ao que comem, o fazem mais como obrigação do que por necessidade. Não podemos nos esquecer, a alimentação que proporciona a energia que nosso corpo necessita e colocar combustível adulterado pode pifar o nosso querido motor. Alimentar-se de forma leve e saudável, não tem a ver com restrições alimentares, muito pelo contrário. Trata-se de escolher conscientemente o que vai no prato, com opções nutritivas, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes com qualidade comprovada, e se necessário reduzir quantidades para consumir mais variedade.

Para quem possui muitas limitações alimentares, é possível fazer substituições saudáveis. Se você ama alface, por exemplo, pode experimentar tipos diferentes de verduras, como agrião, rúcula, etc. Ou optar por combinações diferentes de molhos, se você não fica sem um macarrão, teste outras combinações de molhos, ou opte por massas integrais.

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3- Escolha uma atividade física que te dê prazer

Hoje em dia, é só falar em atividade física que muita gente já pensa em musculação. Porém é de conhecimento de todos que nosso corpo precisa se movimentar para se fortalecer. Existem inúmeras atividades físicas e esportes que podem dar mais disposição no seu dia a dia. Enquanto algumas pessoas adoram correr e fazer musculação na academia, outras preferem de uma atividade um pouco mais animada como aulas de dança, pilates ou rafting. O importante, na verdade, é realizar alguma modalidade que movimente o corpo, para que sua mente possa tirar uma folga.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é praticar pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica, com intensidade moderada, durante a semana. Isso totaliza algo em torno de 30 minutos por dia, de segunda à sexta-feira. Que tal começar caminhando em algum parque ou no seu bairro? Além de cuidar de fazer bem à mente, esse cuidado reduz uma série de riscos à saúde, como diabetes, hipertensão e até mesmo depressão.

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4 - A paciência precisa ser cultivada

Viver em grandes cidades, pode ser bem desgastante, muitas vezes o tempo passa no modo automático. Discussões no trabalho, horas extras, refeições apressadas, trânsito sem hora para acabar, imprevistos diversos. Parece desesperador, mas é possível olhar para situações desse tipo com uma mentalidade diferente e infinitamente mais leve.

Nessas horas é preciso cultivar a paciência, lembrar que nem tudo está sob nosso controle nessa vida. Imprevistos acontecem mesmo, portanto, não há por que se desgastar com aquilo que já está fora de alcance, na verdade não é bom se desgastar nem com o que está no nosso alcance. Isso não quer dizer que deixaremos de desempenhar nossas funções, muito pelo contrário, produziremos mais, mais contentes e dispostos. Aqui entra um pouco do amor próprio, essa mudança de pensamento já é capaz de trazer um pouco de paz para o dia a dia, evitando o estresse desnecessário, imprevistos em geral, passam, acabam, no final temos apenas a nossa saúde. O controle emocional, saber usar a lógica com calma para resolver conflitos, são habilidades que ganhamos com o tempo.

6 - Faça coisas longe do celular

É fato: vivemos em uma realidade de hiperconexão, onde tudo é resolvido na palma das mãos, por meios dos celulares e aparelhos de smartphone. Muitas pessoas, ao primeiro toque de mensagem saem correndo ou param tudo para visualizar do que se trata. Não importa aonde, seja dirigindo, comendo, etc. Muitos têm o pretexto que trabalham com o celular, que estão perdendo dinheiro, dependem disso, etc. Acredite, seu emocional vai agradecer!

Determine dias e horários em que usar o celular é proibido. Como, na hora das refeições, antes de dormir, etc. Ao invés disso, aproveite para atividades analógicas, como ler um livro, preparar um chá saboroso, interagir com familiares e amigos  ou simplesmente ficar em silêncio por alguns instantes, sem nenhum tipo de estímulo da internet ou das redes sociais.

7 - Lave suas mãos e beba mais água

Essas são dicas simples, que quando são feitas podem fazer muita diferença na sua saúde. Ninguém gosta de ficar doente, e quando não estamos no nosso pleno funcionamento corporal é difícil manter o ânimo. 

Você sabia que a maioria das pessoas toca os olhos ou nariz uma vez a cada três horas. Esse costume não é bom, pode transportar vírus e bactérias pelo nosso corpo, pois no período de 3 horas geralmente tocamos em maçanetas, utilizamos locais públicos, e cada esfregada oferece um risco para a nossa saúde. 

A capacidade de afastar os vírus antes que eles dominem o seu corpo depende de um fluxo constante de secreções, que são auxiliadas pela água. Tomar diariamente bastante água ajuda a evitar infecções do trato urinário, previne a desidratação, transporta nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo, entre outros benefícios, não se esqueça que a quantidade de água no seu corpo é em torno de 70%. 

8 - Priorize seu sono

Muito se fala que o corpo humano precisa no mínimo de 8 horas diárias de sono. Estudos demonstram que a quantidade necessária de repouso diminui com a idade, mas uma coisa é fato. Hora de dormir é hora de dormir, quando o corpo pede o descanso, descanse, no primeiro despertar, levante.

9 - Seja mais organizado com suas coisas — e organize sua mente

Ninguém gosta de ser desorganizado, mas colocar ordem em tudo exige tempo. Porém, quando nos acostumamos, tudo fica mais fácil. Para ser mais organizado, aprenda a cuidar do seu espaço e gerenciar melhor o seu tempo para ter oportunidade de fazer tudo o que precisa. Você também pode tentar ser mais eficaz e conseguir cumprir mais objetivos de forma rápida. Tente controlar os seus pensamentos e se dedicar a tarefa que você está executando, tarefas cruzadas em nossa mente acabam ocasionando o cruzamento de informações e também os famosos erros de processo. Enfim, tudo isso reduz o estresse e a ansiedade, dando a qualquer um uma sensação de leveza e controle do cotidiano.

10 - Saia fora da Caixinha

Na vida moderna ficamos condicionados a ter as mesmas reações para determinadas situações e trabalhar sempre pela eficiência de processos. O problema é que o ser humano perde a vontade e motivação quando passa sempre pelos mesmos estímulos, isso acaba nos deixando com menos interesse e disposição em nosso cotidiano, e pode ocasionar diversos problemas, como a depressão.

Se você está habituado a fazer sempre o mesmo caminho, tomar as mesmas atitudes, conversar com as mesmas pessoas, tente sair do padrão e realizar as coisas de forma diferente, se não der certo não tem problema, ria da situação. o importante é perceber que existem vários caminhos e você é quem está no controle.

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Dev

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